top of page

O CIANETO

Desde a Antiguidade que o cianeto é reconhecido pelas suas propriedades como veneno. [1] Foi isolado em primeiro lugar a partir do Azul da Prússia em 1786 e extraído de amêndoas amargas em 1786. 

O consumo anual de cianeto atinge as 1,5 milhões de toneladas anualmente. Atualmente é usado na limpeza de metais, extração de ouro e produção de metionina e outros aminoácidos usados na indústria de alimentação animal. [1,4] No entanto, a maior parte do consumo corresponde à produção de metil-metacrilato e adiponitrilo. 


O facto de ser um veneno eficiente e letal faz com que o cianeto seja um dos compostos químicos mais temidos atualmente, devido ao seu uso em ataques terroristas e assassínios em massa. [3]
O envenenamento por cianeto é considerado causa de danos neurológicos permanentes, desde vários síndromes extrapiramidais (Parkinson por exemplo) a estados vegetativos.





História e Uso do Cianeto



Apesar de substâncias que continham cianeto terem sido usadas durante séculos como venenos, só em 1782 é que o cianeto foi identificado. [5] Foi isolado pela primeira vez pelo químico sueco Scheele, que mais tarde morreu devido a envenenamento por cianeto num acidente de laboratório. 



Uso militar



- Nero usou "cherry laurel water"que contém o cianeto como principal componente tóxico, para envenenar os membros de sua família e outras pessoas que o desagradavam.



- Napoleão III propôs a utilização de cianetos para aumentar a eficácia de seus soldados, durante a Guerra Franco-Prussiana.



- Durante a Primeira Guerra Mundial, no final de 1915 e início de 1916, os franceses produziram os derivados ácido cianídrico e cloreto de cianogénio com o objetivo de paralizar as tropas advesárias. Também os austríacos desenvolveram o seu próprio veneno, brometo de cianogénio.


- Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas empregaram ácido cianídrico adsorvido numa base farmacêutica dispersível (Zyklon B, raticida) para exterminar milhões de civis e soldados inimigos  nos campos de concentração.


- Na década de 1980, alguns relatórios indicam que os agentes que continham cianeto foram usados contra os habitantes da cidade síria de Hama e os habitantes da cidade curda de Halabja, no Iraque e possivelmente em Shahabad, Irã, durante a Guerra Irã-Iraque. 





Uso não militar



O cianeto é também usado por governos, terroristas, corporações e indivíduos para alcançar fins económicos, humanitários, benéficos ou fins nocivos:


- O cianeto é o agente usado nas "câmaras de gás", sob a forma de ácido cianídrico. Estes produtos químicos, um ácido e um sal de cianeto, foram encontrados em várias casas de banho em Tóquio, Japão, nas semanas após o lançamento de gás Sarim no metro de Tóquio em março de 1995.

- Foi colocado ilegalmente cianeto em frascos de Tylenol (sob a forma de acetaminophen, manufactured by McNeill Consumer Products Co., Fort Washington, Pa.) na área de Chicago, em 1982, matando sete pessoas.



- Em 1978, perto de Port Kaituma, Guiana, os seguidores do reverendo Jim Jones beberam uma bebida com sabor a uva misturado com cianeto, e mais de 900 crianças e adultos membros do Templo do Povo cometeram suicídio em massa.


- O cianeto é um produto metabólico da ingestão de Laetrile (alegado composto quimioterápico) e pode ter sido responsável pelas mortes de alguns pacientes que
tomaram esta substância. 



Wikipedia

Grupo de Trabalho

Ana Daniela Alves
Cátia Seabra

Joana Silva
 

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano letivo de 2012/2013 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião do Laboratório de Toxicologia da FFUP.

bottom of page